Garantia do Estado

  • de Sandra Alves
  • 2 meses atrás
  • Crédito
  • 1

Crédito habitação para jovens até 35 anos (e 365 dias)

Muito se tem falado sobre este tópico, mas a verdade é que ainda vai demorar a que se torne realidade, o estado português realmente aprovou a garantia que vai dar aos jovens com idade até 35 anos e 365 dias, sim os 365 dias até aos 36 anos também contam.

Mas a verdade é que nem tudo é um mar de rosas, os principais fatores para esta garantia avançar não estavam reunidos, e por isso o atraso foi e está a ser inevitavel. A banca (reunião de várias entidades financeiras que efetuam os créditos a habitação) não está preparada para que esta garantia avance de momento.

Não existem nem informações de processamento de processos, nem formações aos funcionários que dia a dia lidam com os crédito a habitação, nem os sistemas estão preparados para as alterações. Dai que a banca pediu mais 90 dias ao estado para se preparar e estudar se realmente vale a pena aderir ao protocolo com o estado.

E quando falo em aderir ao protocolo significa que cada instituição vai ser soberana se vai ou não efetuar os finaciamentos aos jovens com a garantia do estado, que nada mais é do que uma fiança. Sim o estado vai passar a ser fiador dos jovens na aquisição da sua habitação, esta fiança vai ser consoante o processo apresentado e pode ir, atenção que eu digo pode ir até os 15% do valor da aquisição.

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar